Cultive uma horta no seu apartamento

Ter uma diversidade de frutas, legumes, vegetais e hortaliças no quintal de casa é um estímulo para praticarmos uma alimentação saudável.


Quando plantamos temperos em casa, estamos oferecendo a nós mesmos maior qualidade e diversidade nos alimentos que consumimos no dia a dia, além de ser um incentivo a mais para incluir vegetais na alimentação, com o cultivo caseiro você garante hortaliças completamente livres de agrotóxicos.


Quem mora em apartamento pode ficar sabendo que ter uma horta não é exclusividade de casas com quintais espaçosos.

Espaço não é problema para cultivar uma horta. As plantas cabem em qualquer cantinho e são perfeitas para quem gosta de ter temperos e hortaliças fresquinhas sempre à mão. Além disso, levar um pouco de verde para seu apartamento traz mais vida e frescor para o ambiente.


Ter uma horta em apartamento pode ser mais fácil do que você imagina. Dá pra plantar o que você quiser, só vai depender da profundidade dos seus vasos e do trabalho que você está disposto a ter.


Mas o que dá pra plantar em vasinhos? Preparamos uma lista que vai te ajudar a cultivar cada tempero do jeito certo, para que eles cresçam dando muito sabor para sua mesa.


Temperos


Manjericão: sabia que dá pra usar o raminho de manjericão que você comprou para plantá-lo em um vaso? É só tirar as folhas deixando umas 3 no alto do ramo, cortar o final do raminho na diagonal e colocar a metade dele imersa na terra.


Cebolinha: sempre tire as os talos pela base ao colher, nunca pela metade.


Orégano: esse temperinho fresco é tão bom quanto a versão desidratada e pega com muita facilidade em qualquer terra.


Alecrim: na hora de colher, retire sempre metade ou menos do ramo. Isso é importante para dar continuidade ao crescimento dele.


Hortelã: ela gosta de vasos grandes e não é recomendado colocá-la em recipientes compartilhados porque suas raízes ocupam mais área do que outras ervas.


Salsinha: assim como a hortelã, se desenvolve melhor sozinha em um vaso, já que tem raízes mais profundas do que os outros temperos.


Pimenta: dedo-de-moça, biquinho, tabasco são as mais fáceis para se cultivar em mini-hortas.



Hortaliças


As hortaliças exigem um cuidado especial, pois elas se desenvolvem mais (são maiores), exigem mais luz e, dependendo do tipo, um novo plantio.


Beterraba: a principal vantagem em cultivá-la é que além da raiz, as folhas também podem ser usadas na alimentação.


Alface: existem versões menores, como a alface baby, que cabem em qualquer vasinho.


Couve: suas variedades são bem fáceis de cultivar, especialmente a couve-manteiga.


Espinafre: se desenvolve melhor no tempo do frio.


Rabanete: cresce rápido e em 25 dias pode ser colhido. Mas ao tirá-los do vaso, você precisará repetir o processo de plantio das sementes.


Frutos


Morango: plante-os com as sementes já prontas em uma terra de boa qualidade. O vaso deve estar suspenso para os morangos crescerem em cascata.


Amora: elas têm uma boa adaptação e crescem suspensas como o morango.


Tomatinho cereja: você pode usar os tomatinhos que tem na geladeira para fazer as mudas. Quando as sementes estiverem com brotos, coloque-as em vasos maiores e, a medida em que o tomateiro for crescendo, coloque estacas para otimizar o espaço.


0 visualização
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco
0CARRINHO