Já sabe qual cor você vai usar durante a virada do ano?

Todo ano o pensamento acaba passando pela cor utilizada durante o réveillon para atrair as melhores energias possíveis. Mas você sabe exatamente o que significa cada cor e de onde vem esses significados?


Nós trouxemos alguns dos significados de acordo com a psicóloga Adelma Pimentel, da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), que através de estudos do sistema nervoso humano conseguiram mapear a influência das cores na nossa mente.


Branco

A cor mais escolhida todos os anos para a ocasião com certeza é o branco, que representa pureza, santidade e paz na maioria das culturas ocidentais e orientais, por isso é usado em casamentos e bodas. Porém, em algumas culturas orientais, como na Índia, o branco possui o significado de luto. De acordo com a antropóloga da UFPA, Marilu Campelo, o uso desta cor branca no ano novo, no Brasil, está ligado a influência africana. A pesquisadora afirma que usar roupas brancas na virada do ano é uma tradição proveniente da prática umbandista e teria iniciado com algumas pessoas que faziam oferendas nas.

Azul

Geralmente a opção é pelos tons mais claros, o azul está ligado, para as pessoas que vivem no Ocidente, à ideia de espiritualidade e sabedoria. Essa cor é considerada ainda uma cor sagrada para os Judeus e está na bandeira de Israel.

Vermelho

O vermelho é sinônimo de sorte na China, porém está atrelado à ideia de prostituição em lugares como os Estados Unidos, onde se evita usar esse tom na virada do ano. A cor, muito disponível no Oriente, graças à grande disponibilidade de pigmentos avermelhados, era de uso limitado no Ocidente, por isso, usar roupas vermelhas era um privilégio restrito a classe nobre. "No Brasil, as proliferação de árvores de pau-brasil - espécie usada para produção de tinturas e corantes avermelhados - permitiu a propagação do uso desta cor pelas diversas camadas sociais", explica.

Amarelo

O uso do amarelo no fim de ano está relacionado à ideia de obtenção de sucesso material por ser a cor do ouro, metal de grande valor comercial há vários séculos.

Preto

Muitas vezes evitado pelo imaginário de que o preto representa apenas luto, o preto também é representante da nobreza, sofisticação, mistério e modernidade. Além de, por ser pouco aderido nessa ocasião, pode despertar a sensação de independência e autenticidade.

Independente da cor que você escolher, desejamos que você tenha um feliz ano-novo repleto de realizações!

0 visualização
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco
0CARRINHO