Treine sua mente, medite!

Cuidamos de tantos problemas em nossa rotina diária que acabamos nos esquecendo de dar atenção ao que realmente importa: nós mesmos. Para conseguir lidar com todo estresse diário é preciso nos conectarmos com nosso eu interior e esvaziar a mente em primeiro lugar, e a meditação pode ser o que estava faltando para isso acontecer.


A meditação é um caminho para se conhecer melhor, buscar tranquilidade e acalmar a mente agitada. Mas não são somente esses os benefícios da meditação, eles trazem muitos efeitos positivos de bem-estar no corpo e na saúde mental.


São alguns deles: diminuição do estresse, melhora a cognição, aumenta a capacidade de concentração, ajuda a memória, estimula a criatividade, auxilia na qualidade do sono, melhora o sistema imunológico e o cardiovascular, reduz sintomas depressivos, aumenta emoções positivas e ainda ajuda na disposição física e emocional, autoconhecimento e muito mais, dependendo do quanto você praticar e do que você está buscando.


Como a mediação é uma técnica que ainda está se popularizando no Brasil, muitas pessoas pensam que não sabem meditar ou aceitam que a meditação não é pra elas, mas é aí que se enganam.


Existem muitas técnicas fáceis que ocupam poucos minutos do seu dia para serem executadas, que trarão resultados incríveis que você nem imagina. Conheça alguns tipos de medição para escolher qual tem mais a ver com você e começar a praticar hoje mesmo:

Zazen: significa meditação sentada, e é feita na posição de lótus, sentado com as pernas cruzadas. Ela consiste focar a respiração no abdômen e “se livrar” dos pensamentos. Cada vez que um vier, você toma conhecimento dele e o deixa passar.


Mantra (OM): é utilizado para entrar no estado meditativo com mais facilidade, pois devido a vibração transmitida ela induz ao estado de relaxamento.


Chi Kung: esta técnica chinesa significa cultivo de energia. O exercício mexe com movimentos corporais lentos, focando no interior, na respiração, fortalecendo o corpo e a mente em busca da saúde pela meditação.


Mindfulness: a meditação mindfulness significa atenção plena e consiste em prestar atenção no que está acontecendo. Preste muita atenção em cada etapa da sua respiração, depois passe para os sons, lembre-se como é o ambiente onde você está e assim por diante.


Vipassana: esta técnica budista e uma das mais antigas da Índia. Significa ver as coisas como realmente são, ela visa ter atenção plena em absolutamente tudo no corpo a partir da concentração, tranquilidade e investigação. Preste atenção na inspiração e na expiração, mantendo a concentração no nariz e observando a entrada e saída de ar.

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